Trend Override Newsletter #37
O que esperar do mundo visto através do Vision Pro, o ZARA Index, o chip do musk e muito mais!
Decidi fazer uma newsletter segregada focada nos resultados das empresas de tecnologia. A ideia é explorar mais afundo a parte qualitativa e a minha visão do que será notícia para frente. Se você curte esse tema, a edição #1 saiu hoje!
The Tech Ledger #1
Hello my friends! Começando hoje uma nova coluna por aqui. Fiquem tranquilos, o Trend Override semanal continua e sairá logo mais! Mas como tem muita coisa interessante saindo sobre os resultados das empresas de tecnologia, eu decidi splitar essa parte para outro tópico. O formato vai ser diferente e a diretriz é a seguinte:
Resumo do que estará por aqui hoje:
🫰Tem novidade na nossa News!!!
📻More Vision Pro: O que sabemos do novo gadget da Apple
👗ZARA Index: O que mostra o novo indicador do BTG
🐿️Elon Chip: Esperança ou loucura?
🥛Copo Stanley: 100 anos de história em risco?
🏷️@GPT: Como invocar suas GPT’s.
🙋♂️Quiz do dia: Advinhe quem é real
Se é sua primeira vez aqui seja bem vindo e não esqueça de se inscrever! É de graça, simples e muito rápido!
📻More Vision Pro
Yes, they did it again! O Vision Pro saiu, as primeiras impressões começaram a aparecer e parece que entramos novamente em um episódio dos Simpsons!
O dispositivo agradou! Não só pelo que ele já oferece, mas principalmente pelo que ele pode oferecer no futuro.
Algumas críticas, principalmente do peso, conforto e bateria, também apareceram. Mas o que foi um golaço foi a compensação de peso, para ficar melhor distribuído na cabeça. A faixa da cabeça também agradou bastante, parece ser extremamente confortável. Inclusive, disseram que bagunça pouco o cabelo na parte de trás! Para o uso prolongado, a faixa de cabeça com o “dual loop band” foi super bem falada, mas essa, sim, vai bagunçar o cabelo!
A verdade é que a Apple está apostando alto nesse device. Temos vários exemplos e falamos bastante sobre “first gen” devices e do quão experimental eles geralmente são. Alguns exemplos disso são as telas dobráveis e o quanto elas já evoluíram. Mas chamou a atenção a Apple colocar o nome Pro em um aparelho de primeira geração.
Em resumo, parece ser muito divertido e, certamente, muito caro! Então vamos ter que ficar de olho no que ele pode trazer, pois ainda me parece uma maneira incrível de gastar mais de 3 mil dólares em um dispositivo de mídia!
Em um comparativo histórico, ele parece ter os mesmos problemas do iPhone, quando foi lançado. A evolução desse device e suas possibilidades serão uma parte muito importante do futuro da Apple, podem anotar!
Um ponto que eu acho que a Apple está desaprendendo é fazer os cases. O Case do AirPods Max é uma das piores coisas já inventadas no planeta e, para o Vision Pro, um device desse valor merecia algo melhor!
O Vision Pro parece ser o futuro. O presente, ainda não!
👗ZARA Index
Inspirado no famoso"Big Mac Index" da revista britânica Economist, o "Zara Index" utiliza uma rede de lojas com presença global como referência para analisar a competitividade de cada economia no setor varejista. Em uma lista de 55 países, o Brasil está no posto de 11º mais caro para comprar roupas da marca. Com o "Índice Zara" é possível ter uma amostra da competitividade e do custo-Brasil no universo do varejo.
O Brasil é reconhecido como um dos países mais dispendiosos do mundo para adquirir vestuário, com os preços das roupas sendo 3% superiores aos encontrados nos Estados Unidos, conforme indica o Índice Zara, uma pesquisa realizada anualmente pelo BTG Pactual.
Apesar do custo elevado, o relatório revela que os brasileiros viram seu poder aquisitivo crescer, graças a uma valorização de 9% do real frente ao dólar no último ano. No entanto, o vestuário ainda se mantém com preços elevados: se no ano passado as roupas custavam 102% mais para o consumidor brasileiro em comparação com o americano, este ano esse percentual reduziu para 85%.
O índice da Zara compila os preços de 12 itens da famosa marca disponíveis em 54 nações, usando os Estados Unidos como referência para as comparações internacionais. Esse método permite análises consistentes ao longo dos anos.
Segundo o BTG, há uma expectativa positiva para 2024, mas persiste uma discussão no mercado sobre o impacto do marketing da marca frente ao crescimento das vendas de concorrentes internacionais, como a Shein.
A Shein, em particular, oferece preços que atraem o consumidor brasileiro, apesar de, na plataforma chinesa, os preços serem 70% mais altos no Brasil do que nos EUA.
O BTG Pactual destaca em seu estudo que o segmento de moda no Brasil continua entre os mais onerosos globalmente.
A análise também examina a diferença de preços entre os principais varejistas de moda no Brasil, revelando que a Shein oferece preços até 28% inferiores aos da Renner, 31% menores que os da Riachuelo e 33% abaixo dos valores da C&A.
Por fim, o relatório do BTG Pactual estima que a Shein alcançou um volume total de vendas de R$ 10 bilhões no Brasil em 2023, marcando um aumento superior a 40% em relação aos R$ 7 bilhões arrecadados em 2022.
🐿️Elon Chip
Figurinha carimbada das nossas edições, Elon Musk, revelou no X que a Neuralink, sua empresa de neurotecnologia, realizou com sucesso o primeiro implante cerebral em um ser humano😱
Em junho de 2023, Musk já havia indicado que a Neuralink, dedicada a integrar cérebros humanos e computadores, estava à beira de testar sua tecnologia em humanos. Recentemente, confirmou que o procedimento foi realizado e o paciente encontra-se em bom estado de recuperação.
"Ontem, realizamos o primeiro implante da Neuralink em um ser humano, que está se recuperando satisfatoriamente. Observamos uma promissora detecção de atividade neuronal", compartilhou Musk.
Fundada por Musk, a Neuralink recebeu em maio de 2023 a aprovação da FDA, a agência reguladora dos EUA, para iniciar testes clínicos em humanos. Esses ensaios envolvem a inserção de um dispositivo cerebral que, futuramente, poderia reverter condições até então incuráveis, como paralisia e cegueira. A autorização veio em meio a controvérsias relacionadas à condução de experimentos com animais pela empresa.
Em maio, legisladores americanos solicitaram uma investigação sobre a conduta da Neuralink em testes com animais, questionando se a pressa em obter resultados não teria levado a procedimentos falhos.
A visão de longo prazo da Neuralink é estabelecer uma “relação simbiótica” entre seres humanos e inteligência artificial, visando uma maior integração do pensamento humano com a tecnologia, conforme Musk.
Mesmo se a Neuralink provar a segurança de seu dispositivo em humanos, poderá levar anos, talvez mais de uma década, para obter autorização para uso comercial. A empresa não está sozinha nessa corrida, competindo com outras firmas de neurotecnologia, como a Synchron, pioneira na implantação de dispositivos cerebrais em seres humanos.
O potencial desse chip é imenso e vou acompanhar muito de perto sua evolução. Biohacking é um tema muito legal, você consegue hoje já comprar algumas coisas na internet para implantar no próprio corpo! Tem uma série antiga no Netflix meio boba inclusive sobre isso que eu recomendo (entretenimento puro)!
🥛Copo Stanley
O copo que ficou famoso por gelar a água de todos escritório da Faria Lima, na verdade, carrega uma história bem mais legal!
Com mais de um século de história na produção de copos térmicos, a Stanley só conquistou o coração dos brasileiros em 2018. Naquele ano, a PMI Worldwide, proprietária da marca, registrou um aumento de 700% no faturamento na América Latina, crescimento esse significativamente influenciado pelas vendas da sua linha bar, que inclui os renomados copos.
Ao desembarcar na América Latina, a presença da Stanley se destacava sobretudo no segmento de produtos voltados ao consumo de erva mate, especialmente em países como Uruguai e Argentina, onde o foco era manter a água quente.
Após a aquisição da brasileira Aladdin em 2014, uma empresa familiar, a PMI conseguiu expandir sua distribuição e logística, facilitando a introdução da Stanley no mercado brasileiro. O Sul do país foi especialmente receptivo à marca, valorizando produtos que conservam a temperatura da água, como as garrafas térmicas, semelhante ao que já ocorria em outras partes da América Latina.
Mas essa semana ele ganhou a atenção da internet por outro motivo.
Acusações surgiram em diversos perfis no TikTok, afirmando que as garrafas térmicas continham chumbo, um material potencialmente tóxico, confirmação que veio do próprio fabricante.
A Pacific Market International, empresa que fabrica os copos Stanley, explicou que o chumbo é utilizado no isolamento do produto e fica protegido sob uma camada de aço inoxidável. "Na produção, usamos atualmente pellets padrão da indústria para selar o isolamento a vácuo na base de nossos produtos. O material de selagem contém chumbo", explicou um representante da marca. "Após a vedação, essa parte é encoberta por uma camada resistente de aço inoxidável, o que impede qualquer contato dos consumidores com o chumbo", complementou. Autoridades confirmam que não há chumbo acessível na superfície do produto.
Ainda assim, a revelação gerou preocupação entre muitos usuários das redes - alguns optaram até por criar memes sobre o assunto, dados os riscos associados à ingestão de chumbo. Esse metal pesado pode levar a problemas como disfunção renal, anemia, irritabilidade, agressividade, fadiga, diminuição da libido e diversos outros distúrbios do sistema nervoso.
🏷️@GPT
A mais recente iniciativa da OpenAI agita o cenário dos chats de IA. Usuários do ChatGPT na versão paga agora têm o poder de “chamar” GPTs específicos para as conversas usando um @. Essa atualização simplifica a experiência do usuário, permitindo uma transição suave entre GPTs personalizados para tarefas distintas. A integração significa que cada GPT entra na conversa com pleno contexto - um aumento significativo na utilidade e eficiência.
No entanto, a adesão é baixa; os GPTs atraem apenas 2,7% do tráfego web do ChatGPT.
Os desafios de moderação persistem, com casos de uso indevido iniciais, como bots românticos sugestivos e impostores políticos. Isso reforça um ponto que eu venho trazendo tem um tempo, da dificuldade ainda longe de ser sanada de aplicações concretas das ferramentas. A mistura de moderação automática e humana da OpenAI eliminou alguns infratores, mas à medida que a variedade de GPTs aumenta, esse problema pode se intensificar.
🙋♂️Quiz do dia
A brincadeira do dia vai ser descobrir quais dessas imagens são reais e quais são geradas por AI. Semana que vem eu trago o resultado!
Me mande suas respostas e ganhe um brinde se acertar!
No próximo domingo posto o resultado e a fonte da brincadeira =)
Fico por aqui, um excelente domingo para vocês!
Se você curte Trend Override e está sempre por aqui não deixe de compartilhar com quem você gosta!
Quer ver alguma coisa na próxima edição? Só deixar um comentário que trazemos para você!
Out!