O último de 2024!
Obrigado a todo mundo que leu, curtiu, compartilhou, promoveu e ajudou!
Certamente o Trend Override foi uma das coisas que me deixaram mais felizes nos últimos anos, por isso, meus sinceros agradecimentos a todos que me motivam a continuar por aqui!
Agradecimentos especiais aos que me deram suporte e também aos meus vizinhos de Substack
, , , , , .Sempre aproveito a virada de ano para fazer várias reflexões e, principalmente, pesquisar tópicos que estão sendo elencados como tendências possíveis para o ano que irá começar.
Então, vamos a elas, em tema livre e sem ordem de importância, espero que gostem!
Poderemos ver a primeira empresa com valuation na ordem de bilhões composta por uma única pessoa.
Robôs pessoais vão começar a se popularizar. Impactos do seu uso nos lares como auxiliares e cuidadores de idosos já poderão se tornar comuns no próximo ano. Estima-se também que eles começarão a ter relacionamentos amorosos com humanos transformando a sociedade atual em algo jamais imaginado. Uma previsão otimista revela que 100,000 robôs humanóides serão encomendados em 2025.
A inteligência artificial vai começar a impactar o balanço das empresas. Poderemos ver grandes empresas vendedoras de serviços perdendo muito valor. Por outro lado, empresas intensivas em mão de obra poderão ter um ganho expressivo de produtividade por conta da IA.
IA vai aos tribunais e poderemos ver o primeiro grande protesto público relacionado à ela.
O que eu venho chamando de “corrida pela AGI” pode se transformar em algo muito maior. Ao invés de empresas brigando pelo domínio da tecnologia, vamos ver em todas frentes da IA uma verdadeira guerra entre EUA e China. Podemos ter um plot twist e ver a China assumir essa pole position com seus modelos de código aberto (que não param de impressionar).
Os segmentos que mais podem surpreender no desenvolvimento da IA são biologia e química.
A IA vai começar a mexer no mercado de trabalho. Profissionais que dominam os modelos vão começar a ser cobiçados pelas empresas, assim que elas entenderem que implementar IA no dia a dia será o único caminho possível para garantir crescimento e, principalmente, investimentos.
Poderá haver um boom de demanda por energia nuclear, revitalizando usinas desativadas e incentivando a construção de novos reatores.
Os avanços da SpaceX e a proximidade do Elon Musk com Trump podem permitirão o transporte de cargas maiores para o espaço, que podem ir desde data centers até laboratórios biomédicos.
Falando em Trump, ele deixou de ser uma previsão e já passou a ser uma realidade. Certamente ele entra para a história como presidente que mais mudou um país antes de assumir, vamos ver o que vem por aí. Lembrando que o primeiro ano de um governo nos EUA é diferente, temos um tempo longo até finalizar todas nomeações e para as pessoas assumirem os cargos, mas impossível não ficar animado.
Talvez Elizabeth Holmes só tenha tentado cedo demais! Brincadeiras a parte, startups de biotecnologia podem voltar com tudo! Quem apostar em mais wearables focados em saúde pode acertar em cheio em 2025!
Equipes médicas de agentes IA vão chegar ao consumidor final, agilizando atendimento de clínicas e hospitais.
Os vídeos gerados por IA a partir de texto causaram alvoroço em 2024 e prometem revolucionar a indústria em 2025.
Divulguei minhas primeiras brincadeiras com os clones IA (converse aqui com Aché) na última semana. A aposta para o próximo ano é ir além, e criar mini clones pessoais para desempenhar tarefas por você!
Poderemos começar um boom de chatbots descentralizados, a exemplo do que acontece com as criptomoedas. Esses bots tem o potencial de se tornar entidades independentes e revolucionar algumas indústrias.
Segurança será o tema para 2025. Sistemas para identificar identidades, distinguir conteúdos de IA, dentre outros, irão ajudar na difícil tarefa de tornar o desenvolvimento da IA seguro. Esse site listou alguns nomes interessantes para ficar de olho em 2025!
2025 será o ano dos modelos especialistas!
Influencers totalmente criados por IA inundarão a internet, a exemplo do que já estamos vendo dos conteúdos de IA presentes principalmente no X e LinkedIn.
Falando em influencers, a aposta é que o conteúdo autêntico feito por pessoas reais ganhe um novo significado. Independente do tipo de conteúdo, mas plataformas que tem um tipo de monetização como o OF podem surpreender em 2025.
As empresas de jogos estão correndo contra o tempo para entregar experiências imersivas. Enquanto os devices de VR ainda são dúvida, novos formatos irão surgir como alternativas.
Última dica de série do ano, uma que me pegou pela nostalgia (o filme original foi um hit da época) e pelos ouvidos (a trilha sonora é algo de outro planeta)!
A trilha está disponível no Spotify e é um espetáculo!
Fico por aqui, obrigado a todos mais uma vez e um excelente 2025 para nós!
Não deixe de se inscrever e compartilhar =)
Fala, Léo! Peguei somente tuas duas ultimas postagens… material muito bom! Parabéns!
Queria ouvir mais de ti, se possível, a respeito do impacto da AI na química. Tenho buscado entender melhor essa dinâmica mas não tenho tido muito sucesso. Se puder compartilhar algum material, te agradeço! Um excelente 2025!
A reciproca é vdd! TJ, obrigada pelo apoio sempre :) Adoro seu conteúdo, amigo.